BIM International Conference 2015

 


 

O BIMMI – BIM Management Institute (anterior BIM Fórum Portugal) organizará em Dezembro de 2015 e pelo terceiro ano consecutivo, o BIM International Conference (BIC), com o tema “Colaboração, também entre países”, a acontecer no Porto e em Madrid.
A importância que o BIM (Building Infromation Modeling) tem ganho ao longo do ciclo do projeto é realçada pelo investimento internacional que tem sido aplicado por Gestores de Projeto, Empreiteiros, Entidades de licenciamento, entre outros. O uso do BIM começa a ser atualmente demandado em alguns países. Prevê-se que estes requerimentos sejam uma norma generalizada à indústria AEC num futuro próximo.
A Conferência pressupõe-se de caráter profissional, com duração de três dias, onde é expectável a contribuição de alguns dos maiores especialistas em BIM a nível internacional. Este ano inovamos distribuindo a conferência entre dois países, apelando desta forma a uma abordagem mais colaborativa do BIM entre países. No passado, a “BIM International Conference” ficou conhecida por ser uma conferência que reuniu profissionais de todo o mundo. Este ano é a própria conferência que ultrapassa fronteiras.
A conferência permanecerá cheia de charme e carácter, com eventos sociais sumptuosos como nos últimos anos. Estes eventos apelam à cultura e networking.

 

 

Primeiro Dia - 1 de Dezembro - Porto

 

A cidade do Porto localiza-se ao longo do Rio Douro, no norte de Portugal, e está registada desde 1996 como Património Mundial pela UNESCO. A sua história, repleta de riqueza cultural, remonta a vários séculos atrás, sendo um dos mais antigos centros da Europa. Vários monumentos históricos caracterizam a cidade e são exemplos distintos da sua riqueza histórica e cultural, como a Catedral com o seu coro românico, o Palácio da Bolsa destacadamente neoclássico, ou a Igreja de Santa Clara em Manuelino, um estilo arquitetónico tipicamente português. Desde o período histórico da indústria de construção naval, o Porto tem sofrido um crescimento contínuo. É nos seus portos que a produção e exportação de “Vinho do Porto” tem sido explorada em grande extensão.

 

 

Segundo e Terceiro Dia - 3 e 4 de Dezembro - Madrid

 

Madrid, a capital de Espanha desde 1562, localiza-se no centro geográfico da Península Ibérica. Pela sua localização central e elevada altitude, o clima de Madrid é caracteristicamente quente e seco no Verão e relativamente frio no Inverno.
Madrid é uma cidade de grandes monumentos simbolicamente históricos e culturais. Entre os seus pontos de interesse destaca-se o centro Medieval, que remonta ao Império de Habsburg, o Palácio Real ou o Museu do Prado. Uma vez que a cultura de Madrid foi dominada pela sua história Real como centro do Império Espanhol, são abundantes os espaços e edifícios de grande imponência historicamente utilizados pela Monarquia Espanhola, bem como catedrais e igrejas monumentais. Em contraste, hoje em dia Madrid é essencialmente uma cidade cosmopolita como Berlim ou Londres, repleta de nova arquitetura, cultura e um estilo de vida “moderno”.
Madrid é ainda reconhecida pela sua vida noturna, uma das mais animadas do mundo.