[Mesa redonda] OPEN BIM e sua contribuição na gestão de projetos
O intuito desta mesa redonda (ou um painel de debates) é abordar a necessidade e o uso do padrão público (IFC) nos projetos em BIM, assim como explicar o conceito por trás do termo OPEN BIM.
Projetos em BIM estão nascendo no Brasil e em setores importantes da construção civil pouco se sabe sobre a troca de informações entre projetistas, a checagem dos modelos para concordância com normas brasileiras, ou sobre a gestão dos projetos em geral. Mesmo questões iniciais, como escolha de software precisam ser melhor esclarecidas: em um "caso X", a necessidade é de um software de modelagem, arquitetura, MEP e estruturas, ou de um software de checagem e gestão de informações? Ou até de um software para planejamento e orçamento?
Sendo assim, um debate sobre o assunto é de extrema importância para ajudar a orientar tais setores.
//
This round table (or panel discussion) intention is to debate the open standard (IFC) necessity and use, as well as explain the concept behind OPEN BIM word.
BIM projects are borning in Brazil and in important building departments little is known about exchange of informantion between designers, model checks for compliance with brazilian technical norms, or about project management at all. Even initial questions, as software choice need to be further clarified: in a "X case", the necessity is a model designer software or a model checker? Or even a planning and budget software?
Thus, a debate about this topic is extremely important for helping to guide these departments.