Esta ideia foi arquivada.
×
Ideia i-353, versão 1.5

Ferramenta de Composição de Custos (insumos, serviços e encargos) integrando SINAPI aos quantitativos do modelo BIM.

"Oi, eu sou o Fábio. Pretendo construir um galpão, como investimento, em um dos terrenos que tenho, para poder alugar. Contratei um escritório de projeto para me ajudar e perguntaram coisas que eu tenho que decidir antes do projeto: quanto pretende gastar, aço ou concreto, vai constuir em que região do país ? Como seria bom se eu tivesse como ensaiar com um ante-projeto mais simples, que apontasse de imediato uma noção do custo sem ter que cotar, para poder tomar a melhor decisão."
Ideia de Helvio Ideia de em ‎31/07/2015 14:50
Utilizadores anónimos não podem votar. Por favor, entre ou registe-se.
0
Contribuições significativas
Arquivada
Estatísticas da ideia
63
Visitas
1
Partilha
Descrição

Os quantitataivos extraídos dos modelos BIM são confiáveis, porém não expressam a realidade financeira de construção, que envolve serviços, insumos indiretos, impostos e outros fatores de custo que não podem ser modelados. Todas as tomadas de decisão envolvem o custo do empreendimento.

Os softwares 5D atualmente disponíveis no mercado nacional necessitam de uma grande carga de customizações para serem implementados e o prazo entre o projeto e a construção não permite a lacuna necessária para este serviço.

Existe um padrão de composição de custos nacionalmente adotado, de acesso público, atualizado e mantido pela Caixa Econômica Federal e IBGE chamado SINAPI, que é capaz de precificar, por região do Brasil, muitos dos componentes BIM atualmente utilizados em projetos, provendo valores para materiais, insumos indiretos, serviços, mão de obra e custos adicionais de construção. Este acervo extremamente valioso está disponível e não é adequadamente aproveitado.

Minha proposta é uma ferramenta de consulta (via web service), inserida dentro dos componentes BIM, capaz de identificar as equivalências com os itens da tabela SINAPI e devolver o custo unitário (insumos + serviços + encargos) de construção deste componente, por região do país.

O aproveitamento desta informação pode ajudar a produzir cenários de avaliação dos impactos de custo no empreendimento ao escolher determinado material, tecnologia ou engenharia construtiva, ou mesmo a região do país onde será implementado. 

Não substitui as equipes de orçamentação de construção, mas traz informação prévia confiável e barata em fases anteriores onde esta equipe de custos ainda não está mobilizada.

Será de grande valia para os proprietários do empreendimento, as projetistas e as construtoras.

Abaixo algumas possibilidades mais notórias, dentre muitas outras:

Proprietários:

  • Estudo preliminar (sem necessidade de cotação) de viabilidade de construção do empreendimento.
  • Previsão orçamentária ou obtenção de financiamento.
  • Tomadas de decisão ou alterações ainda durante a fase de projeto de engenharia.

Projetistas: 

  • Relatórios parciais (em avanço) sobre noções prévias de custo, antes da conclusão do projeto.
  • Ensaios de material ou engenharia construtiva que será utilizado, por região (Ex: estrutura de aço ou concreto ?)
  • Comparação de custo na contratação ou terceirização de mão de obra local ou serviços indiretos.
  • Sugestão de fornecedores de materiais de construção (com custo local) ao proprietário do empreendimento.

Construtoras: 

  • Ensaios e impactos de custo na substituições de materiais, serviços ou insumos por outros de disponibilidade local.
  • Previsão de desembolso por frente de construção aberta.
  • Decisões de contratação ou terceirização de mão de obra ou serviços localmente disponíveis.
  • Mobilização de equipamentos ou contratação de serviços locais.
  • Publicidade para fabricantes, fornecedores e prestadores de serviço locais de construção e montagem.
  • Licenciamento pessoa física (a preços baixíssimos, apenas para controle dos membos da comunidade e fornecimento de relatórios de perfil de usuários e atividades de consulta para obter novos parceiros de publicidade)
  • Montagem de banco de dados provedor do serviço em sua rede local (automaticamente atualizado) para grandes empresas que não permitem saída para internet de seus colaboradores.

Informação rápida, confiável e barata para tomada de decisões, sem a necessidade de mobilização de equipes de orçamentação.

Banco de dados disponível em plataforma web para acesso direto via browser, através de app móvel e, principalmente, através de consultas via webservice dos plugins utilizados em modelos BIM.

Os modelos BIM têm ganhado mobilidade, com consultas em app´s e pela web. A informação de custo em tempo hábil (sem necessidade de mobilizar equipe de cotação) é de extrema valia para tomada de decisões.