Esta ideia foi arquivada.
×
Idea i-257, version 1.2

LABORATÓRIO BIM EM FORMA DE CO-WORKING EM UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA PROFISSIONAIS E EMPRESAS DE PROJETO E CONSTRUÇÃO

BIM de qualidade e accesível aos profissionais de arquitetura e engenharia, incorporadores, projetistas e construtores. Troca de informações e métodos entre os participantes.
Ideia de Eduardo Arantes Ideia de em ‎04/07/2015 18:59
Utilizadores anónimos não podem votar. Por favor, entre ou registe-se.
0
Contribuições significativas
Arquivada
Estatísticas da ideia
411
Visitas
5
Partilhas
Descrição

Criação de um laboratório BIM em universidade pública e em forma de co-working com participação de entidades de classe e empresas de software para atendimento ao profissionais ligados às áreas de arquitetura e engenharia civil e ambiental e empresas de projeto e construção que não possuem capacidade técnica ou de investimentos em tecnologias BIM. A proposta visa difundir o BIM no mercado brasileiro composto em sua maioria por profissionais liberais e pequenas empresas de projeto e construção. Nessa direção, o laboratório atenderia à demanda de grupos de profissionais e/ou de empresas interessadas em BIM, seja em cursos de formação, seja no uso de softwares e sistemas BIM, seja no desenvolvimento e intercâmbio de tecnologia e outras formas de troca e colaboração entre os participantes visando o compartilhamento de informações. Em conformidade com essa iniciativa, seriam realizadas palestras e workshops visando estimular e aperfeiçoar o uso das ferramentas, bem como das metodologias BIM.

Profissionais ligados às áreas de arquitetura e engenharia civil e ambiental, incorporadores, projetistas e construtores.

O fluxo de receita seria planejado em função das demandas dos usuários e vinculado a diferentes fontes de recursos para a manutenção do laboratório: aluguel de sistemas do laboratório a baixo custo para os usuários, apoio, doações e financiamentos de agências de fomento, instituições, entidades e órgãos de classe ligados à arquitetura e engenharia.

A idéia ajudará todos profissionais ligados às áreas de arquitetura e engenharia interessados em aperfeiçoar seus projetos e processos, na medida que pretende atuar em várias frentes de serviços: formar profissionais, atender às demandas de  uso da tecnologia, difundir e desenvolver conhecimentos BIM.

Divulgações pelas instituições, entidades e órgãos de classe,  bem como pelo órgão público (universidades pública) vinculado ao projeto. Criação de portal web para contato permanente com os clientes e divulgação.

Plataformas BIM variadas para projeto e construção. TI para empresas desenvolverem suas construções virtuais.