Criação de uma estrutura de orçamento Standard
O desenvolvimento, ao nível nacional, de uma estrutura de orçamento padrão que seja utilizada por todos os intervenientes do sector da Arquitetura, Engenharia e Construção poderia facilitar a partilha de informações entre todos reduzindo os erros e omissões. Informações e dados poderiam ser adicionados aos modelos BIM de acordo com a estrutura padrão do orçamento permitindo a todos os intervenientes quantificarem os diversos itens sem recorrer a novas medições.
Não aplicável
Não aplicável
A utilização sistemática de um orçamento padrão permitiria às empresas do sector da Arquitetura, Engenharia e Construção utilizar os modelos BIM provenientes das diversas especialidades de modo a quantificar os diversos itens sem recorrer a novas medições nem adapatar os orçamentos, facilitando as trocas, reduzindo o tempo necessário à quantificação e orçamentação e reduzindo os riscos de omissões nos orçamentos.
O sector público deve, neste caso, desenvolver um padrão, sem fins lucrativos, que depois poderia ser aplicado ao sector privado.
A estrutra padrão desenvolvida deverá poder ser integrada em softwares BIM de modo a poder ser utilizada por todos os intervenientes do sector da Arquitectura, Engenharia e Construção.